Tricotar meias com duas agulhas

Tricotar meias com duas agulhas
Ensinar e sentir-se útil na transmissão do saber

A Manuela ofereceu-me um texto para fazer um par de meias com duas agulhas.
Lembrava-se das palavras da sogra enquanto tricotava, ditando o passo a passo.
Numa folha branca, a Manuela transcreveu:

Fazer meias é um morticínio

Se o pé for pequeno, é preciso um novelo de lã e duas agulhas de tricotar, mais uma agulha de coser para usar no fim.
Primeiro, 50 malhas, para começar pelo cano. Tricota-se o cano em ponto liga e depois passa-se a fazer uma carreira em ponto de meia, outra em manta de gato. Na altura do calcanhar, na carreira da manta de gato e quando faltam 15 malhas para o final da agulha, mata-se uma e acaba-se a carreira (isto vale para as duas carreiras extremidades das carreiras). Volta-se até ao mate, novo mate e continua-se até ao fim. Vão-se matando as malhas uma por carreira, até só haver 6 antes do fim da agulha. Quando se chega à seis malhas, começa-se a encher outra vez o espaço que ficou desocupado, acrescentando uma malha de cada vez em cada carreira de manta de gato.
Quando se tiver o tamanho do pé necessário (mais ou menos 50 carreiras) fazem-se 5 malhas, mata-se uma, e de 12 em 12 mata-se uma. Na carreira de ponto de meia não se faz nada. Na nova carreira de manta de gato, mata-se uma de 11 em 11. E assim por diante. Quando já só houver 5 ou seis malhas na agulha, REMATA-SE. Então dobra-se o trabalho ao meio, e cose-se com uma agulha de coser.

Uns dias depois, fui ter com a minha amiga. Tinha dúvidas. Pedi-lhe para melhor me exemplificar o que teimava em não compreender e então, ela foi buscar um par de meias tricotado pela sogra.

Não desfazendo a proposta da Manuela, que acho deliciosa (os meus olhos também comem letras), não há como persistir na tentativa de tricotar com 5 agulhas. A quantidade de agulhas pode parecer assustadora mas, tricotar em circulo, tem a vantagem de não ter costuras.
Há semanas atrás, uma avó da minha aldeia apareceu na Cocheira ❤ Atelier decidida em aprender a tricotar um par para um bebé.

Com duas ou cinco agulhas, sinto-me útil na transmissão do saber!

Deixar uma resposta