Lindas Marias!

Maria Linda
Maria Linda
Lindas Marias!

Quando alguma coisa acontece, culturalmente falando, agarra-se nela com muita força.
Aproveitando o encontro do “Grupo da Meia” em Entradas, voltei ao Museu da Ruralidade para ver a exposição da “Maria Linda” que está patente até Outubro.
Vale o desvio para conhecer a aldeia de grande encanto e visitar a exposição em honra da mulher alentejana dos meados do século passado.

Na taberna do Museu, juntaram-se as mulheres das redondezas, partilhando os seus saberes à volta das cinco agulhas com barbela e fios de meia.
Tricotaram-se meias frescas para usar com as botas no tempo da ceifa. O algodão era colorido ou branco. Embora as meadas tenham desaparecido do comércio, o algodão de bordar acaba por fazer o seu efeito.
Ontem, todas elas fizeram malhas e, entre conversas animadas, cantaram, partilharam o café de “chocolatêra” e o bolo de mel.
Lindas Marias!

Lindas Marias!
Lindas Marias!
Lindas Marias!

6 comments on “Lindas Marias!

  1. miguel rego

    obrigado pelos comentários e pela divulgação. o Museu da Ruralidade, em Entradas, agradece. Quarta-feira há mais grupo da meia. Obrigado pela disponiblidade

    Reply
  2. Ana

    Tudo tão bonito… fez-me recordar a minha bisavó que faleceu quase com 100 anos, fazia renda e meias sem óculos e era tão despachada que eu tive alguma dificuldade em apanhar tudo o que ela me ensinou.
    Bem hajam.

    Reply

Deixar uma resposta