Conservar limões

Conservar limões
Conservar limões
Conservar limões
Conservar limões
Conservar limões
Conservar limões

Depois de ter recebido um cesto cheio de limões e de ter tido excelentes sugestões quanto ao uso a dar-lhes, optei por fazer algumas conservas em sal e outras em azeite. O famoso Limoncello da Francesca não foi esquecido, já que temos aguardente bagaceira de produção familiar e caseira.

Sobre as conservas de limões, optei por conservar uma parte no sal por ter as salinas de Castro Marim nas proximidades. Embora tenha que esperar cerca dum mês antes de poder consumi-las, imagino já as diversas possibilidades para acompanhar uns peixinhos …

Também conservei alguns limões em azeite, visto que produzimos este delicioso elixir. Estarão prontos para consumo na Páscoa, quando fizer uma tajine. Virá mesmo a propósito!

Como é a primeira vez que estou a elaborar estas receitas para conservar limões, ainda não posso falar do resultado.
Demoram a macerar, mas quando for a altura de os cozinhar, voltarei a falar deles.

0 comments on “Conservar limões

  1. sofiab

    Diane, belas fotos! Tenho uma receita de uma tajine algures que leva limões “confitados” e nunca a experimentei. Os que conservas em azeite são apenas mergulhados em azeite e fechados num frasco? Leva louro, não? Beijinhos.

    Reply
    1. mamanxuxudidi

      Querida Sofia, a tajine que farei na Páscoa leva esses limões “confitados”. Uma delícia! Os limões conservados mergulham só em azeite. Passaram antes pelo sal durante umas 4 horas para tirar o excesso de acidez. Além do louro, levam cravinhos da Índia. Quando for altura de provar, dou noticias, ok?

      Reply
  2. Ana Fernandes

    … o anterior post sobre os limões, também me foi muito util, a partir dele fiz geleia de limão que usos para misturar com iogurte e fiz lemon curd que usei sobretudo para barrar torradas mas como já acabou pretendo fazer mais. Ainda vou fazer o limoncello e acho que tb vou experimentar esta conserva em azeite. Obrigada pela partilha e realmente cozinhar tb me faz feliz 😉

    Reply
  3. Pingback: Limões ‘confitados’ em azeite | XuXudidi et plus encore

Deixar uma resposta