Cobertores de papa

Cobertores de Papa
Cobertores de Papa
Cobertores de Papa
Cobertores de Papa
Cobertores de Papa

José Pires Freire é o rosto da Fábrica de Cobertores de Papa que fechou definitivamente as suas portas na última sexta-feira, dia 21 de Dezembro de 2012.

A nossa visita em nada fazia prever o que presenciámos.
Voltei lá para buscar os cobertores encomendados semanas antes e com a família, partilhar um lugar sui generis, onde ainda existe o pisão e toda a maquinaria necessária para criar os cobertores que aqueceram muitas camas no tempo em que não havia muito mais recursos para um sono mais quentinho.
Não vinha preparada para este desfecho.
Os últimos cobertores estavam na centrifugadora, para de seguida serem estendidos para secar. Outros estavam a ser etiquetados e embalados.

O cobertor de papa é um cobertor artesanal, 100% pura lã, que era desenvolvido e fabricado em Maçaínhas, no concelho da Guarda. Um produto totalmente português. Infelizmente, mais um pouco da nossa tradição fabril que se esvai!

0 comments on “Cobertores de papa

  1. maria do céu

    Maçaínhas foi, é e será, sempre, capital do cobertor de papa. As poucas pessoas que trabalharam, com muito esforço, durante todos estes anos, fizeram desta arte a sua paixão, a sua vida e, muitas vezes, a sua batalha. Para que esta aldeia não perdesse a sua identidade, cultura e a arte de quem sempre fez tudo com muito amor, para que Portugal, a sua gente e o cobertor de papa de Maçaínhas fossem conhecidos a nível global.
    Partilhei grandes momentos ao longo da minha vida com todos os que nos honraram com a sua visita. O carinho, apoio, amizade de cada um de vós nunca serão esquecidos. A todos continuarei a mostrar o quanto me orgulha pertencer a esta família, comprovando que o cobertor de papa de Maçaínhas se afirma pela sua autenticidade, peso histórico e valores culturais. Tem condições para progredir e continuar no futuro. Podem contar comigo para trocar saberes, sempre.

    Maria do Céu

    Reply

Deixar uma resposta