“Aromas e Sabores, Comidas de Mértola”

"Aromas e Sabores, Comidas de Mértola"
"Aromas e Sabores, Comidas de Mértola"
"Aromas e Sabores, Comidas de Mértola"

São, nas prateleiras das bibliotecas que tenho vindo a descobrir, livros de receitas, muitas das vezes recolhas feitas, ou pelas escolas ou por associações, cuja edição acaba por nunca se encontrar à venda.

As comidas do Baixo-Alentejo e mais propriamente na zona de Mértola diferem das outras regiões, devido à sua proximidade com o Guadiana. Algunas delas – como o figo, o chícharo ou o muge (taínha) – desempenharam um importante papel na subsistência popular sendo que a tradicional dieta mediterrânica baseada no pão, no azeite, vinho e frutas, parcava em carnes e gorduras.

Debruço-me nas receitas, ávida de aprender e percebi que há muitos segredos como, por exemplo, o que se deita para dentro do almofariz, para realizar uma aparentemente simples açorda.

Comidas de Mértola, Aromas e Sabores é mais do que um simples livro, feito sobre recolhas dos hábitos culinários mertolenses.

“Fazer este livro sobre a gastronomia mertolenses foi também, para os seus muitos autores… um acto de generosidade, de partilha e de convívio. E, ao mesmo tempo, foi como juntar os ingredientes, misturá-los e dar-lhes a forma de um pão de palavras e de imagens.
Palavras não matam fome, nem que digam mil comidas. No entanto, as palavras são, para os poetas, pão do espírito, sementes lançadas ao vento, fermentos de mudança. Podem ser doces como mel, amargas como fel, picantes como pimenta…”
Manuela Barros Ferreira in introdução ao livro.

Comidas de Mértola, Aromas e Sabores
de Nádia Torres, alunos, professores e funcionários da Escola C+S de Mértola, 1997

0 comments on ““Aromas e Sabores, Comidas de Mértola”

  1. Inês (silvertree)

    Assim que vi o livro lembrei-me de projecto idêntico da minha turma, no 6º ano, há muuito tempo atrás :) Há tanta coisa que vive assim, tesouros escondidos de mansinho que é um gosto encontrar.

    (E que fotografias lindas!)

    Reply

Deixar uma resposta