Na casa da D. Maria Teresa

Na casa da D. Maria Teresa
Na casa da D. Maria Teresa
Na casa da D. Maria Teresa

Quando se abre uma porta, fazem ponto de honra numa visita guiada pelos compartimentos da casa.
A casa alentejana, por norma, é extremamente asseada, simples e arejada. Muito arrumada!
Um pouco por todos os cantos espalham-se tapetes, almofadas, colchas, pegas, bordados e rendinhas… feitas pelas avós, pelas mães. Outras são já heranças mas todos estes objectos ganham lugar, à vista de todos.

A D. Maria Teresa herdou da sua sogra aquelas almofadas, cujo princípio é parecido ao do pompom, ou seja, usando um molde, a lã dá voltas en torno deste através do tecido. Quando acabado, corta-se a lã na extremedidade, dando aqueles efeitos geométricos. A D. Maria Teresa fiz questão em abrir a costura para ver o verso do trabalho.

Será que alguém sabe o nome destes lavores?

Na casa da D. Maria Teresa
Na casa da D. Maria Teresa

0 comments on “Na casa da D. Maria Teresa

  1. Maria

    Pela descrição parece ser “Turkey stitch”. “Surrey stitch” também pode ser trabalhado à volta de uma caneta, agulha de tricotar ou outro objecto. Também gostava de saber como se chama o ponto. O efeito é muito bonito.

    Reply
  2. jubela

    Que bonito! Antigamente via-se muito essa técnica pelas casas mais antigas, mas realmente nunca soube o nome, nem nunca vi ninguém fazer.

    Reply
  3. Flores

    Tenho os moldes desse trabalho e como diz a Rosa,os moldes são feitos em lata. Eles foram oferecidos po ruma Tia que tenho no Fundão,e ela tem uma colcha feita com essas flores maravilhosa em tons de lixas, conversa puxa conversa, e foi então que ela me disse como se fazia. E com um pouco de imaginação fazem-se trabalhos lindos para pôr em tudo que achar quefique bem.

    Reply

Deixar uma resposta