O puto

O puto
O cajado
O puto

O Pedro é da minha aldeia. Sempre o vi com as ovelhas ou com a mula e vestido assim. Começou tinha ele 10 anos e ia com o avô para a transumância da Serra de Montemuro. Uma longa viagem de 5/6 dias, pautada por momentos inesquecíveis como a travessia do Vouga, onde os pastores mergulhavam nas águas formando uma cadeia humana para impedir que o rebanho fosse levado pela corrente. Imagina-se o esforço físico, a união destes homens, amigos de peito.

Hoje, Pedro tem 27 anos. Se não fosse um acidente na serração onde agora trabalha, teria comprado o rebanho do Farelo quando este o vendeu e a esta hora estaria no cume da Serra.
Não tem outra ambição a não ser a de ser um pastor. Aliás o Jornal Expresso, na altura, dedicou-lhe as páginas centrais do suplemento Economia.

Não tarda, a custo de muito sacrificio, haverá mais um pastor na minha aldeia, um puto diga-se de passagem, perpetuando assim as tradições.

0 comments on “O puto

  1. Alexandra Durão

    É pena que só a custo do grande sacrifício de alguns, movidos quase sempre por grandes paixões, algumas tradições continuem vivas e se perpetuem. Quanto a estas, ao contrário de outras, é lamentável que não sejam mais apoiadas. De qualquer maneira o vosso trabalho contribui para isso, estão pois de parabéns!

    Reply
  2. rosapomar

    Parece que o ouço a dizer, enquanto incitava os bichos a andar: “Ai, ovelha linda da Serra da Estrela”, “Ai ‘rebeca!”. Força Pedro, que um dia o teu sonho se concretize!

    Reply
  3. Pingback: A pequena história « XuXudidi et plus encore

  4. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » a transumância iv:

  5. Pingback: A Ervilha Cor de Rosa » o alfaiate:

  6. Nuno

    A Transumância de gado miúdo é, com a gestão de pasto correcta, provavelmente o meio mais sustentável de criar carne e queijo que existe, transformando espécies vegetais não comestíveis, em zonas onde a maior parte da agricultura não é possível, em alimentos de excelente qualidade.

    Espero que o Pedro se torne eventualmente num caso de sucesso, uma vez que maiores oportunidades estão à porta.
    PS. Excelentes imagens

    Reply
  7. Pingback: Capa e Manta do Pastor « XuXudidi et plus encore

Deixar uma resposta