Mestre Zagalo

Mestre Zagalo

Não fosse a personagem, figura carismática, há já muito que teria deixado o projecto dum mosaico feito na oficina do Mestre Zagalo.
Dentro de duas semanas, o tão esperado chão da cozinha estará pronto. Já o deveria ter sido no Natal. Valente paciência! Não fosse um sonho da minha adolescência…
Outra parte da casa esperava por um novo projecto mas optámos por comprar o recheio de paletas que alguns clientes não vieram buscar.
Mestre Zagalo, praticamente com 70 anos agradece a nossa longa espera e compreensão e insiste em contar, mais uma vez, a sua história de como começara a sua aprendizagem. Tinha 10 anos de idade! Desabafa que certamente o mais correcto agora seria fechar a oficina e com ele enterrar o segredo do oficio.
Tem a cargo 2 adjudantes pouco interessados em realmente querer aprender esta arte.
Repescados no fundo do desemprego, são duma inconstância permanente ao trabalho quotidiano. Vêm um dia ou dois, depois faltam uma semana… o desespero de Mestre Zagalo!
Enquanto não for carregar os 1.500 kgs de mosaicos, durante estas duas semanas e com algumas amostras na mão, vou testar alguns impermeabilizantes para escolher o mais conveniente ao quotidiano da nossa cozinha!
Os conselhos ou experiências, são sempre bemvindas!

0 comments on “Mestre Zagalo

  1. Alexandra Durão

    Revi-me no que disseste quanto a arrependeres-te… e nas razões que te levaram a não o fazeres! Também encomendei o mosaico ao Mestre Zagalo e também tive alguns problemas desagradáveis, o mais grave foi não o terem acondicionado convenientemente para um transporte de tão longa distância e ter chegado muito danificado, entre outras notórias faltas de zelo. Mas o sonho realizou-se e agora o que me preocupa é como o manter…
    Parabéns, o motivo que escolheste é muito bonito! :-)

    Reply
  2. ana v

    Diane,vivi 25 anos numa casa cujo grande parte do pavimento era mosaico hidráulico e nunca vi a minha mãe aplicar o que quer que fosse nele, apenas água e detergente. É preciso ter muito cuidado com ácidos, citrinos.

    Mas o Mestre deve saber o que aplicar, uma cera líquida acrílica talvez o proteja.

    Reply
  3. ana

    não deixe o mestre desaparecer enquanto eu não tiver uma casa para pôr um chão assim!… Diga-lhe que há tanta tanta gente a amar o trabalho dele…

    Reply
  4. umademim

    que lindo! eu aguardo que chegue para uma obra de uma escola de pré escolar no norte! espero não ter muitos dissabores… que foi uma luta com o empreiteiro :)

    Reply
    1. mamanxuxudidi

      É justamente esse o drama. Sendo que demoraria anos para aplicar os seus conhecimentos… antes de se ser Mestre há sempre por trás um aprendiz!

      Reply
  5. Capucine

    La patience paye toujours , ce sol est somptueux ,Bravo Maître ZAGALO , bravo Diane pour le choix

    Reply
  6. Rita

    Óleo de linhaça, foi o que eu pus na minha casa de banho… Ficou impecável…. Tem de se encharcar muito bem para absorver tudo… Dura,dura e dura…

    Reply
  7. Rita

    a minha cozinha é de mosaico hidraulico, bastante antigo e que nao estava em muito bom estado. para o proteger de liquidos, sujidades e torná-lo impermeavel e mais duravel, contratei um senhor para o “vitrificar”. penso que o que fizeram foi “afagá-lo/polir” como se faz às superficies de marmore, processo que normalmente os fabricantes dizem que nao é preciso, mas que na verdade acho fundamental para o tornar mais agradavel ao tacto, mais fácil de limpar e o proteger de “nódoas” indesejáveis.

    Reply

Deixar uma resposta