A receita

A receita
A receita

A Maria de Lourdes Modesto e o Afonso Praça fizeram uma importante recolha dos usos e costumes do Povo Português, na perspectiva festa-mesa.
O volume II de Festas e Comeres do Povo Português é dedicado à Pascoa, romarias e outras festas.
Encontrei muitas receitas de bolos de requeijão na net e mais algumas nos livros de casa, mas a minha escolha recaíu sobre a quantidade de requeijão que este livro em específico propunha. A maior parte das receitas falam na unidade de requeijão. Aqui a gramagem tem a sua importância.
Confeccionar, degustar, saborear, apreciar e saber mais algo sobre o que vai no prato é também entender a cozinha como um património cultural comum.
Aqui vai a receita (tão solicitada no post anterior) mas insisto, nada como adquirir o livro.

500g de requeijão de ovelha + 8 ovos médios ou 6 grandes + 375 g de açucar + 1 colher de sobremesa de canela + 1 colher de sopa de manteiga + 2 colheres de sopa (rasas) de farinha.

Reduz-se o requeijão a puré (no passe-vite) e deita-se numa tigela onde se bate com uma colher de pau, juntando os ovos, o açúcar, a canela, a manteiga amolecida e a farinha. Este preparado não deve ser muito batido e deve evitar-se a batedeira eléctrica.
Estando tudo bem misturado, bem untada e polvilhada e leva-se a cozer em forno médio (180º) entre 45 e 50 minutos.
A consistência deste bolo é muito próxima da dum pudim.

Festas e Comeres do Povo Português
Volume II
de Maria de Lourdes Modesto e Afonso Praça
Fotografias de Nuno Calvet
Editorial Verbo, 1999

0 comments on “A receita

  1. Sílvia

    És terrível. Lá tenho eu de ir experimentar…
    A forma que usaste é muito linda. Faz lembrar uma forma de barro que a minha avó tinha para fazer os bolos no forno a lenha. Infelizmente fui eu que a fiz em cacos a brincar ás “casinhas”. Hehehehe
    Qdo vens a Lx?
    Beijinhos

    Reply
  2. Cláudia Ramos

    Ohhh estou rendida… e estou duplamente rendida! à receita e as tuas imagens que são sempre tão bonitas … adoro as tuas louças e a luz da tua casa. E não vou resistir ao livro :) tambem o vou comprar mas antes mãos na massa com este bolo! Beijinho grande Diane.

    Reply
  3. Capucine

    Merci infiniment pour cette bonne recette , et ce joli décor , couronne de fleurs printanières , j’adore , les beaux jours sont là ,love Diane

    Reply
  4. Pingback: Os bolos | XuXudidi et plus encore

Deixar uma resposta