Reciclar

Reciclar
Reciclar

Por norma não deito a roupa no lixo.
Há roupas que dou aos filhos dos meus amigos, há roupas que deixamos de usar mas há quem fique contente por tê-las e há roupas que já não dá para ninguém vestir, porque já não estão em condições.
Mas mesmo esta roupa consegue ter uma segunda vida, como no caso das calças de gangas, já abordado aqui ou estas malhas de algodão que pacientemente vou cortando em tiras de 1 cm para muito em breve se transfomarem num tapete que vai dar muito jeito.

Apesar de não gostar da materia plástica, também se pode realizar tapetes reutilizando os sacos plásticos. A Marie Claire Maison dedica-lhe uma página mas foi através da Olivia que soube a origem de tanta criatividade. Facteur Celeste explica o passo a seguir para a sua realização.

notas de imprensa que fazem sorrir, como uma onda de esperança. A Vera partilha uma outra forma de reciclar o lixo sobre o olhar da arte, mas há igualmente testemunhos como o da Helena que vale a pena ler e reflectir.

0 comments on “Reciclar

  1. Paola

    :) Comecei mesmo ontem a fazer o mesmo, embora por aqui as T-shirt não tehnam tantas cores giras… como consegues fazer tiras regulares? As minhas estão a ficar um desastre!

    Reply
  2. vera joão

    Também tenho angariado aos poucos essas malhas que já não dão para nada, e até alguns bocados de tecido também dá para cortar e utilizar para o mesmo fim, só que não enrolam. Mas eu com a tesoura não ía longe e optei pelo cortador rotativo e aí sim, a coisa fluiu.
    Como estás a cortar era como a minha avó fazia.

    Reply
  3. hpc

    Bom trabalho, Diane. Fico ansiosa por ver o resultado. Talvez me meta numa dessas para a nova casa.
    Pelo que percebo a tua obra vai de vento em popa A minha nem por isso … mas vai isso e sem asneiras qu é o mais importante.
    Obrigada pelo link.

    Reply
  4. brikebrok

    Boa ! e a fotografia dos “novelos” de tecido é tão bonita ! …
    Parece que esses tapetes feitos com restos de roupas foram feitos pela 1a vez pelos pioneiros americanos,por necessidade, tal como os quilts. os Amish continuam a tradição e ainda hoje vendem tapetes lindos feitos por eles desse tipo – os rag rugs. Fazem também com os pedaços de tecido os hooked rugs, aqueles em que se usa uma agulha com um gancho e uma rede de base onde se faz o nó com o tecido, eu acho que até cheguei a aprender essa técnica na escola, nos trabalhos manuais… 😉

    Reply
  5. Pingback: Feitos de roupa velha « XuXudidi et plus encore

Deixar uma resposta