A Feira do S. Martinho

À semelhança das outras festas que a pequena escola primária e o jardim de infância de Vila Franca da Beira costumam organizar ou seja, as professoras, os alunos, os encarregados de educação e claro a comunidade em geral, a festa deste ano teve lugar na Sede do Agrupamento de Escolas da Cordinha.

É a maneira da escola conseguir uns fundos para adquirir os diversos materiais necessários às diversas iniciativas que hão-de decorrer ao longo do ano, sem os quais o bom funcionamento seria sériamente posto em causa.

Todos os anos, o núcleo escolar organiza uma feira com os produtos agrícolas e artesanato, revivendo também velhas tradições através dos jogos populares.

Hoje de manhã, a pequena colectividade de Vila Franca da Beira concentrou-se frente à escola para, juntos, se deslocarem à sede do agrupamento a uns poucos 3 km dali.
Foi na carroça do Pedro B., puxada por uma mula, que as crianças foram levadas, seguidas alegramente pelas professoras e familiares, entoando todos uma velha canção:

Nossa terra é Vila Franca da Beira
Ai como ela, não há igual
É a terra mais bonita
E mais catita de Portugal

A nossa chegada e entrada foi triunfal!

Cada escola do agrupamento, cada ano e cada turma tinha a sua bancada repleta de artigos para vender. Cada qual com a sua originalidade.

Maman XuXudidi nasceu aos poucos devido a estas actividades, criando assim os primeiros aventais para crianças.

Deixar uma resposta